quarta-feira, 13 de maio de 2020

No entardecer e na agonia (cartas a Resende)

Hoje não quero escrever
Não quero ver que hoje há sol
Nem às voltas vou ficar
Não vou olhar pra trás

O que acontece na vida afora
(Agora já não há mais verão)
O que antigamente foi
Já se foi, apenas foi

Hoje você me pergunta, por quê?
E eu respondo porque sim
ontem foi a minha vez
e você disse porque sim

E você me pergunta, por quê?
E eu digo que não sei
Hoje não quero saber
qual o dia, ano ou mês

Há alguns dias você partiu
Não saiu, eu te expulsei
Daqui de dentro onde jaz
tua sombra e algo mais

Embora não queira nada
quero tudo e todos
Mas não quero mais
a mesma obra inacabada

Te espero não sei pra quê
E quero não sei o quê
Tudo não se quer mais
Tudo agora apenas jaz

E já que estou neste banco
eu canto com a caneta antiga
que de antiga não escreve bem
a canção do exílio desse alguém

Não era apenas tu
Era teu amigo
Não era apenas eu
Eram os teus medos

Não era apenas medo
Era todo o enredo
Eram as mensagens
Eram as bobagens

E agora que tudo jaz
o tempo traz a distância
A casa fria, antiga e distante
é o que enfrento de agora em diante

Ante tudo e ante todos
Perante a amante e a traição;
fico com esta última
pois nunca pedirá perdão

Perdão por esta vida e pela outra
(Será apenas outra encarnação)
Sai o escárnio e a maldição,
entra a quietude e a solidão

Por que sair de cena agora
se a performance te alcançou?
Por que fingir tuas duras penas
se não passa de encenação?

Não sigo apenas um caminho
Sigo dois, quatro ou cinco
E enquanto distingo onde ando
o caminho brota, floresce, nasce

Já faz tanto tempo...
Acho que nem faz
A escola agora está fechada
e a rua agora é contramão

Não passa, não vem, nem destrói
E tudo o que um dia foi
já não bate como a dor que dói,
que perfura e que corrói

Enquanto não vens,
a outra vida adiante;
Os vários caminhos,
inúmeras partes

Se a vida é injusta pra você
não se iluda com minha presença
Pois eu serei apenas outro mais
que saberá te eludir com eloquência

A vida passa sem querer
E ficamos esperando viver
Mas ela está neste dia,
no entardecer e na agonia

Nenhum comentário:

Sem título

As vozes do espetáculo: o senhor Giannetti morreu ao vivo. Transmite-se a carne verde da azeitona carnuda E as vozes da América e da O...