segunda-feira, 15 de setembro de 2008

dicas de comportamento no seu trabalho

(Criei este pequeno texto para os colaboradores da escola onde eu trabalho, façam bom proveito)



Existe um ditado chinês que diz: “Se você não sabe sorrir, não abra um negócio...”

É seguindo esta tônica que os empresários orientais gerenciam suas empresas para o bem-estar dos seus clientes. É claro que não somente um sorriso pode garantir um serviço perfeito, mas é o melhor começo.

Muitas empresas modernas adotam padrões de comportamento e inclusive de fala, pois a primeira impressão que o cliente leva da empresa é a do primeiro funcionário com quem ele conversa.

Seguem abaixo alguns dos comportamentos básicos, essenciais para as pessoas que lidam com público.


Decálogo do bom desempenho.


1. Deixe sua cara fechada em casa: a pior coisa que existe é trabalhar com pessoas pessimistas ou rabugentas, isso pode interferir em suas relações e desempenho na empresa.

2. Seja cordialmente simpático: não exagere, pois as pessoas sabem quando estamos fingindo ou sorrindo forçadamente.

3. Trate a pessoa sempre pelo nome e não se esqueça do seu telefone de contato: mesmo que ela venha “perguntar as horas”, pegue seu telefone, pois ela pode ser um cliente em potencial.

4. Evite intimidades, gírias e frases feitas: coisas como “meu querido”, “é nóis”, “seje”, “uma coisa é uma coisa, outra coisa...”, “se Jesus não agradou todo mundo...”: além de serem comentários piegas, denotam falta de vocabulário e de seriedade.

5. Evite os “Gerundismos”: na língua portuguesa Infinitivos não combinam com Gerúndios. Ex: “Estar fazendo”, “estar ligando”, “estar agendando”, são frases erradas. Troque por “vamos fazer” ou “faremos”; “vamos ligar” ou “ligaremos”, “vamos agendar” ou “agendaremos”.

6. Evite discussões com seus colegas em frente aos clientes: se você tem algo a dizer ou reclamar, faça-o em particular. Seus clientes não têm porque saber dos problemas internos da sua empresa.

7. Deixe seus problemas pessoais em casa: cada um já tem os seus; ninguém precisa ouvir suas queixas íntimas.

8. Aja sempre com iniciativa e disposição: se você pode resolver um problema ou atualizar algo, faça-o já. Isso vai melhorar os processos e seus superiores certamente verão que você age com autonomia.

9. Seja organizado: é aquela velha história; se abriu, feche. Se retirou, guarde. Se sujou, lave. Um ambiente limpo e organizado facilita o trabalho e economiza tempo importante. Se você sabe onde o material está, por exemplo, seu trabalho ficará mais fácil e dinâmico.

10. Nunca apresente um erro sem apresentar uma solução: mais do que isto; participe dos problemas e falhas dos processos internos da sua empresa. Seja participativo, apresente possíveis soluções, comunique a seus superiores ou colegas os pontos falhos. Sempre há algo para melhorar em um ambiente de trabalho, use seu potencial para seu crescimento profissional o crescimento da empresa.

3 comentários:

Unknown disse...

Em relação ao item 7, não trazer problemas pessoais pra trabalho..., eu completaria: Não trazer problemas do trabalho pra casa. Boa sorte no seu blog! É muito bom expormos nossas idéias, mesmo em frente a um computador! Bjos.

maggie disse...

Muito bem filho,todo o que voce faz ,eu acho otimo,voce esta muito lindo na foto.Estou com saudades.Te mando um abrazao e beijinhos para tua linda familia.Que deus abenzoe voce.
Parabens pelo teu blog¡¡¡¡

Henrique Costa disse...

Para cada esforço disciplinado há uma retribuição múltipla. Jim Rohn

Muito bem!

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